13.9.10

Carregando Buda

Como boa budista de botequim que sou (porque ser budista de verdade não é para qualquer um), discípula imaginária (e não de fato) dos monges das florestas tailandesas, imediatamente me apaixonei pela bolsinha da marca americana Dogeared.

Feita de algodão orgânico e estampada com a imagem do Sidarta Gautama, ela não deixa de ser um lembrete e um aviso de que esse mundo precisa de muita compaixão e paciência. E, bônus dos bônus, dizem os monges que olhar qualquer imagem do Senhor Buda traz paz de espírito! Não sei se é verdade, mas...

O que me atrai no budismo é a sua proposta de generosidade (e também o senso de humor dos koans zen... e o conceito de desapego... e de estar sempre presente... e a idéia de uma felicidade inquebrantável alcançada através de muito treino físico e mental - ah, se eu tivesse a disciplina necessária!)... Não sou praticante dedicada nem especialista no assunto, apenas um ser humano em busca de uma certa calma (por isso me auto-intitulo budista de botequim).

Para quem quiser conhecer melhor os monges tailandeses da floresta (em inglês):


2 comentários:

Flavia disse...

Pati, sou espírita, mas admiro muito o budismo.
Realmente, é preciso muito estudo, dedicação e força de vontade, mas é um mergulho interior muito rico e gratificante! Minha chefe estuda o budismo há 04 anos e algumas mudanças em relação ao temperamento dela são gritantes.
Vou mostrar esses vídeos para ela, tenho ctza que ela vai gostar caso ainda não tenha visto!

Mesmo você não sendo praticante, acredito que toda tentativa e busca pela elevação espiritual é válida...o mundo precisa de mais e mais alminhas boas por aí ;)


Em tempo: essa bolsinha é uma graça mesmo!


Bjs

Patrícia disse...

Flávia,

Também acho uma graça!

Um dia vou postar aqui uma foto da minha estátua afetuosamente apelidada de "Cabeça de Buda". Comprei numa feira de artesanato, é pesadíssima, bem grandona, e para mim serve como um lembrete para ter mais paciência.

Adoro ler textos budistas. O livro do Ajahn Chah (ou Achaan Chah), Uma Tranqüila Lagoa na Floresta, é bem interessante.

Realmente o mundo precisa de pessoas mais compassivas e menos estressadas.

Beijos!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

.