13.9.10

Divaestilo: Joan Crawford

Lembro bem, nos meados da década de noventa, de ler uma crônica em que Nelson Rodrigues criticava o prazer com que algumas mulheres assistiam e comentavam a decadência física de atrizes exuberantes como Joan Crawford. Recordo de ter lido e estranhado: Joan Crawford?

Eu conhecia a Joan Crawford protagonista velhinha de “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?”, a Joan Crawford vilã insaciável e decrépita de “Mamãezinha Querida”, interpretada pela também geniosa Faye Dunaway (praticamente) como um Darth Vader de saias.

Tudo bem, eu sabia das sobrancelhas lendárias de Joan, mas nunca tinha reparado no quão bonita, elegante, forte e insolente era sua imagem até me deparar com um still do filme "Letty Lynton" (película que busquei, em vão, assistir - não existe mais em lugar nenhum). Foi o meu primeiro encontro com a Joan Crawford ícone de estilo. A atitude e o vestido bicolor me fascinaram indelevelmente. Cristina, sua pestinha ingrata!


3 comentários:

Anônimo disse...

Pati,
Pode me chamar de muito alienada ou 0% cultura, mas nao a conhecia!
Achei as fotos incriveis e o teu texto so me adicionou mais curiosidade em conhece-la mais!
Vou dar uma estudada! ;)

Bjsss

Isabella Marão disse...

Não a conhecia,achei maravilhoso o que você escreveu,vou procurar mais sobre ela,ainda mais por ter filmes antigos envolvidos!
Beijos

Patrícia disse...

A culpa é da própria Joan, que não era, digamos assim, uma pessoa muito fácil (teve uma infância dos infernos, pobre, sem pai e apanhando da mãe)... E aí veio o terrível "Mamãezinha Querida", e de repente a Joan não só era uma pessoa difícil, mas também uma "véia" doida que atormentava e batia nos filhos adotivos. O filme é qualquer nota, ruim de doer, um cult trash.

E as gerações futuras conheceram apenas a Joan decadente (ou nem conheceram). É mais ou menos como se a gente só lembrasse do Elvis Gordo, esquecesse do Elvis Magro, o Elvis do auge. Ou do Michael Jackson do século XXI e esquecesse o Michael do século XX, do Thriller.


Joan era um ícone de estilo da década de trinta do século passado. O vestido mais famoso do filme Letty Lynton é o todo cheio de babados, ou ondas, vendeu 500.000 exemplares no meio da Depressão! http://tinyurl.com/26dqh77

A Vanity Fair fez uma releitura contemporânea desse estilo com a Mila Kunis de Crawford: http://tinyurl.com/3am6v8u

Beijos!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

.