8.9.10

Obsessão antiga

Sou obcecada pela idéia de ter em meus domínios um (ou dois) castiçal(is) Rude Osolnik... e faz tempo. O formato cônico da cabeça e do pé, alcançado graças ao afinamento que atinge o seu auge e depois continua, só que dessa vez no sentido oposto - engordando até atingir de novo a largura máxima, faz dessa obra um dos objetos mais elegantes e graciosos que já vi.

Filho de imigrantes eslovenos radicados nos Estados Unidos, Osolnik não era um designer de formação, era um mestre torneiro, um homem que todo dia “virava” a madeira e, portanto, sabia quais eram os limites do material. Seu castiçal longilíneo atinge uma finura quase impossível.

Quis comprar algumas vezes, vire e mexe aparece alguma duplinha deliciosa no Ebay ou em algum antiqüário virtual, mas ainda não tive coragem de me comprometer e pagar o preço – que não é caro para uma peça de museu modernista, mas... Um dia, quem sabe... Para quem quiser comprar: a autenticidade de um Osolnik se verifica pela existência de sua marca – dois “o”s maiúsculos (OO) – no feltro que protege o pé da peça.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

.