23.9.10

Play it again, Sam...

"Por um lado, verifica-se que nada é mais próprio da criança que combinar imparcialmente em suas construções as substâncias mais heterogêneas – pedras, plastilina, madeira, papel. Por outro lado, ninguém é mais sóbrio com relação aos materiais que a criança: um simples fragmento de madeira, uma pinha ou uma pedra reúnem na solidez e na simplicidade de sua matéria toda uma plenitude de figuras mais diversas." - Walter Benjamin

Já vi, enquanto fazia um piquenique no Parque da Cidade, uma criança brincar de mocinho e bandido (ou seriam invasores alienígenas?) usando apenas montinhos de areia, uma árvore velha e muita imaginação.

Muitos brinquedos contemporâneos encantam o olhar por seu grau elevado de simplificação. Afinal de contas, as crianças não precisam de altas doses de realismo para brincar. Nenhum pequenininho vai se recusar a brincar na banheira porque seu barco não é uma réplica fiel de um iate de verdade.

A empresa escandinava Playsam, fundada em 1984, sabe muito bem disso. Sua coleção de carrinhos, aviõezinhos e veleiros feitos em madeira são estilizados ao ponto de atravessar os limites do simples brinquedo de criança e pular para o platô de escultura minimalista.

Quem não pousaria um desses veículos no seu bufê, aparador ou mesa de trabalho? É uma ótima alternativa para quem quer enfeitar as prateleiras com objetos de linhas limpas e está com o orçamento de decoração apertado.


2 comentários:

Namorido disse...

Adorei as formas simples e sofisticadas dos brinquedos. Tão bonitos que dá mesmo vontade de ter um.

Patrícia disse...

Boboca!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

.