18.11.10

Nhoque de manjericão ao molho de lagostins

A edição atual da revista ítalo-brasileira Forum Democrático traz uma receita maravilhosa do chef Nicola Finamore, que pilota os fogões (adoro essa expressão, sempre quis usá-la!) do Cipriani, também conhecido como “restaurante-do-Copacabana-Palace”.

Palavrinhas-chave: Nhoque! Manjericão! Camarão! (porque lagostim é um camarão metido a besta). Precisa de mais? Não, são três das melhores coisas do mundo.

Ingredientes da massa

1 kg de batata
200g de farinha de trigo
6 gemas
50g de parmesão
30g de manjericão
sal e pimenta a gosto

Rendimento: 4 porções

Ingredientes do molho

1.2 kg de lagostins
1 dente de alho
30ml de azeite extravirgem
20g de salsa lisa
40ml de conhaque
80g de velutê de peixe
60g de alho poró

Modo de fazer

Cozinhe as batatas em água e sal, descasque e amasse-as. Acrescente a farinha, as gemas, o queijo parmesão, sal, pimenta e o manjericão processado. Sove até obter uma massa homogênea. Corte em pedaços, enrole e modele os nhoques. Em muita água fervente com sal, cozinhe os nhoques. Reserve.

Numa frigideira à parte, coloque o azeite, o alho e adicione os lagostins limpos, deixando cozinhar por dois minutos. Flambe com o conhaque e acrescente a salsinha picada e o velutê de peixe. Salteie os nhoques no molho.

Em um pouco mais de azeite, frite a salsinha e o alho poró e finalize.

Dicionário gastronômico

Tio Wiki diz:

O Molho Velouté é um molho da cozinha francesa. O preparo do velouté consiste em um caldo claro, onde os ossos são usados sem serem torrados, usando-se carcaça de frango, vitela, ou peixe engrossado com roux.

O roux, formado de manteiga e farinha, juntamente com os fundos claros de peixe, frango temperados com pimenta do reino e sal produzem os veloutés de frango, peixe, e vitela.

Tradução:

Velutê (ou velouté) de peixe nada mais é do que o bom e velho caldo engrossado com farinha e manteiga (coisa de francês).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

.