11.4.11

A melhor torta de cebola do mundo

A melhor torta de cebola do mundo é a do restaurante Gula Gula. O Gula Gula é um clássico carioca. Comida boa, elegante e despojada.

A receita é matadora, funciona sempre. A base, crocante e leve, é a mais gostosa base de quiche que já comi. Acrescente a isso uma mistura perfeita de queijos e, cerejinha do bolo, aquela deliciosa camada de cebolas refogadas que torna tudo melhor. Porque você conhece a regra, não? Tudo que é salgado fica melhor com cebola.

Ingredientes e Modo de Preparo

Massa

140g de manteiga
1 ovo
220g de farinha de trigo
2g de fermento em pó

1. Em uma tigela, misture a manteiga com o ovo. Junte a farinha e o fermento e amasse por igual, para a massa ficar homogênea. Reserve na geladeira.
2. Forre a fôrma de aproximadamente 30 cm de diâmetro espalhando a massa por igual, numa altura de 4 cm. Embrulhe a fôrma num saco plástico e leve à geladeira para resfriar por 30 minutos.

Creme

125 g de ricota
125 g de queijo-de-minas
45 g de parmesão
6 ovos
600 ml de creme de leite fresco para chantilly
1 pitada de noz-moscada
2g de sal
1 pitada de pimenta do reino

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve.

Recheio

5 cebolas médias em cubos
30 g de manteiga
60 ml de azeite
5 g de sal
50 g de parmesão ralado fino

1. Refogue a cebola na manteiga e no azeite até que fique bem dourada e macia. Acrescente o sal e o parmesão, misture bem e deixe em fogo brando por cerca de cinco minutos ou até ficar macia. Escorra o líquido em uma peneira.
2. Retire a fôrma da geladeira, forre o fundo com a cebola refogada e despeje o creme básico, fazendo com que este fique da mesma altura da massa. Cubra com papel laminado e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Retire o papel laminado e asse por mais dez minutos.

Extraído do livro Gula Gula: Comida Bossa-Nova, de Luciana Pessanha e Pedro de Lamare. Receita via Taste.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

.