4.4.12

Para a Páscoa: tingidos naturalmente

Ovos coloridos são uma tradição da Páscoa. Lá no hemisfério Norte, eles lembram as cores da primavera; aqui remetem à decoração da vovó e delícias de boteco.

Que tal dar uma repaginada no clássico esse ano, deixar de lado a anilina e usar corantes naturais para tingi-los? O efeito é incrível!

A técnica é simples: basta cozinhar o ingrediente que vai ser seu corante em – quase sempre – um litro de água por meia hora, coar (eles sugerem um filtro de café para a tarefa) e deixar os ovinhos de molho por uma hora. É basicamente isso, com algumas variações.

Como a reportagem original é de uma revista alemã, há algumas curiosidades. Por exemplo, para se atingir uma cor roxa delicada, é recomendado suco de sabugueiro. Pelo menos foi o que o Google Translate me disse. Eu me pergunto: o que será isso? Eu já vi um sabugueiro? Que gosto tem? É uma coisa germânica? É o guaraná da Alemanha? Será que eu posso substituir por beterraba?

Porque o legal é mesmo brincar, experimentar, criar cores novas com outros frutos da natureza. Não se prender muito na receita (que inclui também mirtilos para ovos azuis), e sim se deixar levar e inspirar pela ideia.

Dicas para se alcançar um bom resultado:
1. Para os ovos aceitarem melhor a cor, esfregue-os com um pouco de vinagre antes de deixá-los de molho.
2. Para um tingimento mais uniforme, mexa os ovos com uma colher de vez em quando.
3. Use ovos brancos. E cozidos!
4. Quanto mais tempo o ovo fica de molho, mais intensa a cor.
5. Para um brilhozinho todo especial, esfregue os ovos com um pouco de óleo no fim.



Para um forte marrom avermelhado: cebolas vermelhas


Cozinhe a casca de meio quilo de cebola vermelha em 2 litros de água por meia hora. Quando esfriar, passe por um filtro de café e deixe de molho os ovos cozidos por pelo menos uma hora. Você também pode ferver os ovos junto com as cascas de cebola.


Para um azul brilhante: mirtilos


Para delicados ovos azuis, cozinhe 250 gramas de mirtilos em 1 litro de água por meia hora. Passe por um filtro de café e deixe os ovos cozidos de molho por pelo menos uma hora. Não sei o que pode substituir blueberries para se alcançar um azul bacana. Pensei em jabuticabas, mas a jabuticaba é mais puxada pro vinho. Flores de alfazema? Tem que ser criativo e experimentar.


Para um verde suculento: erva-mate


Para exuberantes ovos verdes, cozinhe cerca de 50 gramas de erva-mate em um litro de água. Deixe os ovos cozidos de molho por uma hora.


Para um roxo delicado: suco de sabugueiro


Para delicados ovos roxos, engrosse suco de sabugueiro por meia hora e deixe de molho os ovos cozidos, ainda mornos, por pelo menos uma hora. Como este suco de sabugueiro da foto está a cara de um suco de beterraba, eu começaria a experimentar por aí.


Para um amarelo brilhante: curry


Para solares ovos amarelos, ferva 50 gramas de pó de caril em um litro de água, deixe repousar durante uma hora e coe com o filtro de café. Em seguida, os ovos vão de molho no caldo por pelo menos uma hora. Adorei essa ideia do pó de curry. A seção de temperos é um ótimo lugar para imaginar corantes naturais. Já pensou um ovo cor de páprica?


Para um castanho claro: café


Para pálidos ovos castanhos, ferva 50 gramas de pó de café em um litro de água. Deixe repousar durante uma hora e coe. Em seguida, deixe os ovos cozidos de molho por pelo menos uma hora.


2 comentários:

Kandis Design disse...

Que lindos! E que ideia legal tingir! :)

Patrícia disse...

Fica com uma textura incrível! Não sei se vou conseguir testar esse ano, mas com certeza está na listinha!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

.